Budismo

Conceitos fundamentais

 

Como compreender o Nobre Caminho Óctuplo

 

Shastra Abhidharma-mahavibhasha expli­ca: “Compreensão Correta levaa Pensamento Correto. O Pensamento Correto ajuda-nos a con­quis­tar a Fala Correta. Pela Fala Correta, con­se­gui­mos che­gar à Ação Correta. A Ação Correta pos­si­bi­li­ta-nos alcançar o Meio de Vida Correto. O Meio de Vida Correto é o iní­cio do Esforço Correto. O Esforço Correto traz a Atenção Correta e esta nos per­mi­te domi­nar a Concentração Correta”.

 

Assim como mui­tos ­outros ele­men­tos do budis­mo, o Nobre Caminho Óctu­plo é uma divisão ver­bal e con­cei­tual de algo essencialmente indi­vi­sí­vel. Idealmente, o Nobre Caminho Óctu­plo deve­ria ser pra­ti­ca­do na ínte­gra, uma vez que suas par­tes são inter-relaciona­das. Idealmente, não deve­ria exis­tir sepa­ra­ção entre elas, mas o Buda diferenciou esses oito fatores rela­ti­vos à práti­ca do Darma por­que que­ria apresen­tar infor­ma­ções com­ple­xas de forma que esti­ves­sem ao alcan­ce de qual­quer pessoa empenha­da em compreendê-las.

 

Assim como os Cinco Preceitos, que podem ser ado­ta­dos gra­dual­men­te até que todos tenham sido domi­na­dos, o Nobre Caminho Óctu­plo pode ser apren­di­do passo a passo. O tre­cho do Shastra Abhidharma-mahavibhasha citado no iní­cio desta seção mos­tra como os fatores do Ca­mi­nho Óctu­plo se inter-rela­cio­nam. Essa expli­ca­ção deve ser toma­da apenas como uma aproxima­ção. Não devemos dedu­zir que seja neces­sá­rio espe­rar até conquistarmos a Compreensão Correta e o Pensamento Correto para come­çar a aperfeiçoar a Palavra Correta, por exem­plo.

 

O Buda ­incluiu a pala­vra “Cami­nho” ao criar a expres­são Nobre Caminho Óctuplo justamen­te por­que é um ensi­na­men­to para ser pra­ti­ca­do e apren­di­do ao longo do tempo. O Darma é extraor­di­na­ria­men­te pro­fun­do e sábio, mas, ainda assim, pode ser compreendi­do por todos os seres huma­nos que realmen­te se dedi­ca­rem a ele.

 

A Compreensão Correta é colo­ca­da em pri­mei­ro lugar no Nobre Cami­nho Óctuplo por­que ela é como a bús­so­la no navio – sua fun­ção é evi­tar que percamos o rumo. Se tiver­mos Compreensão Correta, o restante do budis­mo e a vida flui­rão natu­ral­men­te. Nunca é ­demais salien­tar a importância da Compreensão Correta. O tópi­co essen­cial deste livro é a Compreensão Correta. Se conseguir­mos enten­der os ensi­na­men­tos bási­cos do Buda, sem­pre sabe­re­mos como, por que, quan­do e onde pra­ti­car o Darma. Se nossa Compreensão for Cor­re­ta, não nos per­de­re­mos facil­men­te.

 

De acor­do com os Agamas: “Aquele que enten­de bem a Compreensão Correta, mesmo que viva cem vezes mil vidas, ­jamais cairá nos mun­dos inferiores”.

 

Para Praticar o Nobre Caminho Óctuplo

O Darma pode ser expres­so em pala­vras, mas é impos­sí­vel compreendê-lo plenamen­te se não o colo­car­mos em prá­ti­ca. Limitar-se a ler sobre o Darma sem pas­sar a pra­ti­cá-lo é algo trá­gi­co – seria como ler sobre téc­ni­cas de sal­va­men­to dian­te de um banhis­ta que este­ja se afo­gan­do, mas nada fazer para salvá-lo.

 

O Nobre Caminho Óctu­plo des­ti­na-se a ser um guia para todos os aspec­tos da vida. Ele deve ser imple­men­ta­do na vida diá­ria antes quea riqueza e o esplen­dor des­ses ensinamentos pos­sam ser ple­na­men­te compreendidos. Praticado com diligência, o Nobre Caminho Óctu­plo leva à mais mara­vi­lho­sa compreensão. Ninguém que pra­ti­que esse cami­nho há bastan­te tempo pode ter dúvi­das quan­to a seu poder e sabe­do­ria.

 

O Nobre Caminho Óctu­plo fun­da­men­ta-se em mora­li­da­de, crença e sabe­do­ria, sendo o guia per­fei­to para os ensi­na­men­tos do Buda. A prá­ti­ca diligen­te desse cami­nho leva, ao final, à ilu­mi­na­ção per­fei­ta.

 

Por incon­tá­veis éons, o pró­prio Buda rea­li­zou atos ilu­mi­na­dos pelo bem de todos os seres sen­cien­tes. 
Assim, sua luz bri­lha em todos os mun­dos e a ale­gria nas­ceu na mente dos de boa índole em todos os luga­res.

Sutra Avatamsaka (Sutra da Guirlanda de Flores)

 

 

Capítulo 5 do livro Budismo Significados Profundos, Venerável Mestre Hsing Yün,
Escrituras Editora, 2ª edição revisada e ampliada, São Paulo, dezembro de 2011.