Ensinando o Darma, o Buda deu ao mundo um presente de inestimável valor, que ensina como encontrar a liberdade. O Darma é um espelho que reflete nossas mais profundas verdades interiores. Mostra-nos como podemos nos libertar de nossas próprias ilusões ao revelar profundas camadas de verdade que já existem dentro de nós. Essas são as mesmas verdades que governam o universo. Examinando nossa mente no espelho dos ensinamentos do Buda, descobriremos que a sabedoria que nela desperta é algo que já conhecíamos. A verdade não é algo alheio a nós e, de fato, quando a aprendemos, vemos que é muito menos desconhecida do que as ilusões nas quais acreditávamos antes.
O preço de aprender o Darma não é fácil de avaliar ou descrever, pois esse aprendizado requer que despertemos para nós mesmos. Exige também que tomemos muitas pequenas e silenciosas decisões no âmago de nosso ser. Devemos decidir que queremos mudar, aprender e realmente tentar aplicar os ensinamentos do Buda ao mundo em que vivemos. O budismo não é uma ciência árida que possa ser vista como separada das pessoas que nos rodeiam, assim como não é apenas mais um papel que possamos adotar com relação a elas.
O Darma é a verdade. Por ser verdadeiro, o Darma não pode estar contido em uma única súmula. Tampouco pode ser capturado em alguma fórmula abstrata da linguagem filosófica. Basta chegarmos à certeza de tê-lo compreendido para que o Darma uma vez mais nos escape. Isso acontece porque, no momento em que tocamos uma de suas verdades, nós próprios começamos a mudar. No momento em que uma luz se acende na escuridão, a escuridão desaparece – desaparece a sombria mão que escondia a luz.
O aprendizado do Darma é o processo mais empolgante e maravilhoso do mundo. A seguir, tentarei explicar como abordar o Darma de forma a tirar dele o maior proveito. Os conselhos que apresentarei foram testados e aprovados por praticantes budistas ao longo de mais de dois mil anos. Lembre-se sempre: no processo de aprendizado das verdades que o Buda ensinou, um elemento muito importante é aprender como aprendê-las.