Monastério Fo Guang Shan

 

O Venerável Mestre Hsing Yün nasceu na China continental em 22 de julho de 1927. Tornou-se monge noviço aos 12 anos e recebeu ordenação plena em 1941. É o 48º Patriarca da Escola Lin Ji de tradição Chan.

 

Em 1949 chegou em Taiwan e, em 1967 fundou a Ordem Budista de Fo Guang Shan (Montanha da Luz de Buda) com os objetivos de propagar o Darma através da cultura; promover talentos através da educação; beneficiar a sociedade através da caridade e purificar as mentes das pessoas através do cultivo espiritual. Hoje, a Ordem tem mais de mil e trezentos monges ordenados e mais de duzentos templos ao redor do mundo - incluindo o Templo Zu Lai, no Brasil.

 

Entre tantas obras em diversos países ao redor do mundo, vale destacar a fundação de cinco universidades, dezenas de colégios budistas, galerias de arte, bibliotecas, centenas de bibliotecas móveis, editoras, livrarias, colégios chineses e jardins de infância; o estabelecimento de casas para crianças e para idosos, muitas clínicas e vários hospitais; organizou resgates de vítimas de catástrofes naturais e doação de cadeiras de roda.

 

Em 1976, fundou o Fo Guang Academic Journal. No ano seguinte, fundou o Comitê de Edição de Fo Guang Tripitaka para reeditar os cânones antigos, tornando a linguagem dos textos budistas mais acessível. Em 1997, estabeleceu a Buddha’s Light Satellite Television Station (agora Beautiful Life Television); Em 2000, o Merit Times Daily News foi criado.

 

Sua contribuição literária é extensa, mais de 35 milhões de ideogramas chineses escritos pelo Venerável Mestre já foram publicados, e muitos trabalhos já foram traduzidos para mais de vinte idiomas. Neste ano, a Antologia do Venerável Mestre Hsing Yün, com 365 volumes, foi publicada em Taiwan.

 

Em 1991, foi fundada a Associação Internacional Luz de Buda (Blia, sigla em inglês). Desde então, mais de cem divisões internacionais desse organismo foram estabelecidas permitindo que “A luz de Buda ilumine amplamente os Três Mil Mundos” e “A água do Darma flua constantemente pelos cinco continentes”.

Por todos os trabalhos realizados nas áreas da cultura, educação e humanidade, o Venerável Mestre já recebeu dezessete títulos de doutor honorário e dezenas de premiações concebidas por diversas universidades de todo o mundo, além de muitos de prêmios internacionais.

 

Em dezembro de 2011, inaugurou o Memorial ao Buda, que recebeu, no ano seguinte, o Prêmio Nacional de Ouro para Arquitetura: Prêmio Leão de Ouro para Cultura e Educação. Em 2014, o Memorial foi reconhecido como membro do ICOM (Conselho Internacional de Museu), tornando-se o museu a adquirir a adesão no menor tempo desde a abertura.

           

Para promover a paz mundial, ao longo dos anos, o Venerável Mestre se reuniu com líderes de diferentes países, como presidentes da China e países da América e Ásia.  Também com outros líderes religiosos, como a Presidente da Comunidade Mundial de Budistas: Princesa Poon Pismai Diskul, o Papa João Paulo II e o Papa Bento XVI.

 

Monástico há mais de 70 anos, ao longo de sua vida de propagação do Budismo Humanista, o Venerável Mestre Hsing Yün continua contribuindo para a sistematização, modernização, humanização e internacionalização do Darma.