Instituto
Budista
Zu Lai
 
Estudo e Vivência Intensiva de Budismo

 

 
Edital de Abertura de Inscrição
Processo Seletivo 2024-1 – Turma 15

 

 

 1. Objetivo

 

Visando ampliar o alcance do Budismo Humanista na América do Sul, o Instituto Budista Zu Lai inicia, a partir da publicação deste edital, o processo seletivo para a 15ª Turma do Estudo e Vivência Intensiva de Budismo, vivência esta que permitirá ao aluno desenvolver condições de beneficiar mais pessoas por meio do Darma.

 

 

2. Duração

 

Esta modalidade de estudo e vivência intensiva será realizada no período de 09 de março a 07 de abril de 2024, em regime de internato, e a continuidade em módulos subsequentes estará sujeita ao cumprimento de requisitos que envolvem o conhecimento teórico consistente com a prática do Darma na vida pessoal.

 

 

3. Conteúdo

 

É baseado em estudos fundamentais da doutrina budista, no estudo do Budismo Humanista e na vivência monástica por meio da prática do caminho do bodisatva a serviço do próximo.

 

  1. 3.1. O conteúdo está organizado em três grupos de atividades, sendo eles:

 

    1. 3.1.1. Aulas teóricas

- Princípios de Fo Guang Shan;
- Temas diversos sobre o Budismo Humanista;
- Conceitos fundamentais da doutrina budista;
- História do budismo;
- Círculo de estudo de sutras;
- Etiqueta budista.

 

    1. 3.1.2. Aulas práticas

- Canto e instrumentos de Darma;

- Culinária;

- Serviços de Refeitório;

- Trabalhos monásticos diários;

- Ações sociais.

 

    1. 3.1.3. Práticas religiosas

- Meditação;
- Recitação de sutras e mantras;
- Recitação devocional do nome dos Budas;
- Prostrações;
- Regras de convivência.

 

  1. 3.2. As aulas serão ministradas em português, inglês ou em mandarim (língua chinesa), sendo que, quando ministradas em mandarim, haverá tradução para o português. As aulas ministradas em inglês poderá ou não ter tradução (conforme disponibilidade de voluntário).

 

 

4. Requisitos

 

- Respeitar a Joia Tríplice (o Buda, o Darma e a Sanga);

- Ter entre 18 e 45 anos (até a data da inscrição);

- Ter concluído o ensino médio;

- Gozar de boa saúde física, emocional e mental;

- Ser livre de vícios;

- Ser capaz de cumprir a rígida disciplina praticada num monastério chan e seguir os Cinco Preceitos (Não matar, não roubar, não mentir, não ter má conduta sexual e não se entorpecer com bebidas alcoólicas e drogas).

 

 

5. Vagas

 

Limitadas a 30.

 

 

6. Investimento

 

6.1. O valor da contribuição é de R$ 500,00 (Quinhentos reais) a ser realizada no ato da matrícula – após o processo de aprovação do(a) candidato(a).

 

  1. 6.2. Para aqueles que concluírem o curso, haverá como prêmio, a restituição deste valor na cerimônia de encerramento, a título de reconhecimento dos esforços e do aproveitamento do aluno.

 

  1. 6.3. Aos desistentes não haverá restituição do valor.

    6.4. Em caso de cancelamento da participação após a realização da contribuição, mas antes do início da vivência, o valor será estornado com desconto de 10% para cobrir custos administrativos.

 

 

  1. Do prazo e forma de envio do formulário de inscrição

 

7.1. A partir da publicação deste edital por meio de formulário próprio disponibilizado na página do Instituto Budista Zu Lai, www.templozulai.org.br/ibzl, até o dia 24 de fevereiro de 2024, podendo ser encerrado antes conforme disponibilidade de vagas.

 

  1. 7.2. O candidato deverá enviar um e-mail para fgsibzl@gmail.com, identificando no campo assunto do e-mail seu nome completo e anexar:

    •  
      • - Formulário de inscrição devidamente preenchido;
      • - Documentação básica (listada no item 8.1).
    •  
    • 7.3. O formulário de inscrição está disponível no formato .doc e para ser aberto e preenchido necessita do programa Word ou equivalente.

 

  1. 7.4. O formulário de inscrição deve ser enviado no mesmo formato em que foi baixado. Formulários convertidos para outros formatos serão recusados e o candidato será orientado, por e-mail, para reenviá-lo.

 

  1. 7.5. O Instituto Budista Zu Lai poderá solicitar ao candidato informações complementares em caso de respostas consideradas demasiadamente curtas ou não claras.

 

 

  1. A entrevista
     

Após o recebimento e avaliação inicial da inscrição, o Instituto Budista Zu Lai entrará em contato por e-mail, para agendar a entrevista.

 

8.1. A entrevista poderá ser presencial, no Templo Zu Lai, em Cotia-SP, ou por meio de vídeo chamada através do Google Meet.

  1.  

    1. 8.1.1. É de responsabilidade do(a) candidato(a), se entrevista via vídeo chamada, testar o equipamento (webcam e microfone) e conexão com a internet garantindo que estejam em bom funcionamento para a entrevista.


    2. 8.1.2. Opte por um local tranquilo e com boa iluminação para garantir que a entrevista flua sem interupções e dentro do horário programado.


  2. 8.2. A aprovação ou não será comunicada por e-mail em até 07 (sete) dias.


  3. 8.3. O não comparecimento na entrevista, seja presencial ou por vídeo chamada, sem justificativa, será considerado desistência e a inscrição cancelada.


 

9. Documentação Obrigatória

 

Durante o processo seletivo se faz necessário apresentar determinados documentos a fim de comprovar a identidade do candidato e validar sua participação na vivência.

 

  1. 9.1. Documentação básica (A ser enviada no ato da inscrição):

 

- Documento de identificação: Carteira de Identidade – RG ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (se brasileiro), Passaporte (se estrangeiro);

- CPF (se brasileiro);

- Documento negativo de antecedentes criminais (Este documento pode ser chamado de: Atestado de Antecedentes Criminais ou Certidão de Antecedentes Criminais. Normalmente é obtido pela internet no site da Polícia Civil / Instituto de Identificação do seu Estado.);

- Documento para comprovação de escolaridade: Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou se possuir curso superior: Certificado de Conclusão de Ensino Superior (Diploma);

- Foto padrão 3x4 recente (com fundo branco);

 

  1. 9.2. Documentação complementar (A ser enviada após a aprovação na entrevista):

 

- Comprovante da Contribuição (vide item 6);

- Formulário Médico (Será enviado por e-mail após a aprovação do(a) candidato(a) na entrevista).

 

 

10. Informações complementares

 

  1. 10.1. Durante o curso, os alunos permanecerão no campus do Instituto em regime de internato.
    1. 10.1.2. Não haverá acesso a internet;
    2. 10.1.3. Não é permitida visita de familiares e/ou amigos;
    3. 10.1.3. Não é permitido o uso de eletrônicos como iPad, Smartwatches, notebook, máquina fotográfica e similares. Estes itens, se trazidos, deverão ser entregue à Administração para serem guardados.

 

  1. 10.2. O aluno aprovado deverá ingressar no Instituto no dia designado na entrevista.

 

  1. 10.3. Itens de higiene pessoal deverão ser trazidos pelo aluno – a lista com os itens sugeridos será enviada após a confirmação da inscrição do(a) aluno(a).

 

  1. 10.4. O Instituto disponibilizará uniformes, avental, e outros itens a serem usados no período de residência e devolvidos ao final da vivência.

 

  1. 10.5. O custeio dos materiais, da alimentação e de alojamento é coberto pelo Fundo de Educação Fo Guang Shan.

 

  1. 10.6. Outros detalhes poderão ser esclarecidos durante a entrevista.

 
 

11.  Local de realização da Vivência

 

Instituto Budista Zu Lai / Templo Zu Lai
Estrada Fernando Nobre, 1461
CEP: 06705-490. Cotia - SP - Brasil
(Acesso pelo km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares)

 

12. Informações adicionais

E-mail: fgsibzl@gmail.com
Telefone: 55 (11) 3500-3600

 

 

Cotia – SP, 1 de janeiro de 2024

 

Templo Zu Lai

Instituto Budista Zu Lai